É inegável, hoje em dia, a importância em ter um logotipo influente, presença digital nas redes sociais e um site responsivo. No entanto, evite deixar que isso tudo ofusque o quanto uma boa apresentação institucional pode ensinar você sobre como aumentar as vendas.

Afinal, é o momento em que você ou um colaborador está diante de interessados no que a sua marca tem a oferecer. E a apresentação institucional é uma ferramenta ideal para potencializar o que está sendo dito e ilustrar em detalhes as suas palavras.

Quer saber como valorizar ainda mais as suas apresentações institucionais e, consequentemente, como aumentar as vendas? Confira aqui!

Como aumentar as vendas com uma apresentação institucional?

A seguir, algumas dicas pontuais para você expandir o sucesso da sua marca e impactar o seu consumidor com uma apresentação institucional de respeito:

Crie seu site institucional com a gente

Organize os argumentos

Uma apresentação institucional possui o mesmo efeito de uma boa história: cativar os interlocutores.

Por isso, prepare-a pensando na ordem em que você quer elencar os argumentos. Assim, seus clientes serão guiados por cada ponto, de maneira harmônica, organizada e clara.

Desperte o interesse do seu público

Você deve conhecer profundamente o seu público-alvo, deve também estar ciente de seus problemas e estar lá para vender uma solução.

Então, convém apresenta-lós dificuldades e problemas, de maneira a fazer com que o seu público se identifique com aquilo e em seguida apresente soluções, realizadas pela própria empresa despertando curiosidade e interesse.

Isso ajuda a criar um elo muito mais sólido com quem estiver ouvindo você, durante a apresentação.

Crie apresentações de impacto

Cuidado para não cair na tentação de prender sua apresentação a um modelo puramente informativo, use de ferramentas diferentes e monte uma apresentação interativa, dinâmica e focada.

Se o cliente quiser saber sobre a sua empresa, ele pode buscar essas informações com facilidade em seu site otimizado com técnicas de Inbound Marketing, por exemplo.

Durante a apresentação institucional, você está vendendo uma solução. Cause impacto com isso, associe-a a ele, mostre o quanto o seu produto ou serviço é eficaz e quem mais já aderiu à sua empresa como resposta aos seus problemas.

Menos é mais em uma apresentação

Seja em gráficos, elementos visuais, animações, textos… Tudo isso é útil, impactante e deve ser usado, mas com harmonia, pois a sua solução é a protagonista.

Use os artifícios de uma apresentação institucional como complementos, utilizando-os em forma de oratória, não necessitando assim de slides, focando ao seu resultado final: a venda bem pontuada com ações de marketing.

Use mais metáforas

Um artifício comum, em apresentações institucionais e na maioria das estratégias de storytelling, é o uso de metáforas.

Aplique-as em suas apresentações, e busque criar conexões para que as soluções prometidas fiquem mais claras para o seu consumidor. Tudo isso ajuda a valorizar ainda mais o quanto você conhece o seu negócio – bem como o do seu cliente.

Varie as maneiras de fazer uma apresentação institucional

Não limite-se aos materiais impressos ou às populares apresentações em PowerPoint. O  mercado, hoje em dia, permite uma flexibilização inovadora para impactar o seu público e decifrar novas maneiras para aumentar as vendas.

Uma delas é o uso de vídeos on-line. Uma maneira rápida, de fácil absorção e alto retorno. Afinal de contas, boa parte do tráfego virtual corresponde à predileção dos usuários em assistirem a vídeos na internet.

Procure, então, associas esses valores aos seus objetivos e, claro, ao perfil do seu público-alvo para entender como aumentar as vendas por meio da sua apresentação institucional.

Complemente seu trunfo com mais dicas práticas

Agora que já vimos boa parte das alternativas para compor uma apresentação institucional vendedora, reunimos algumas dicas práticas que podem garantir ainda mais inspirações para relacionar-se com a sua audiência. São elas:

  • comece a sua apresentação com uma pergunta. Mostre que você entende as dificuldades que o prospecto está enfrentando;
  • alinhe essa questão com a oportunidade que você tem para apresentar;
  • evite as obviedades. Valorize o tempo investido do seu prospecto;
  • use um tom de voz próximo, que gere familiaridade ao público e, assim, ele baixe as resistências;
  • tenha um material flexível e adaptável. Assim, você modifica questões pontuais sem perder a essência de sua apresentação institucional.

Pois agora que você já entendeu como aumentar as vendas a partir de boas práticas, que tal cobrirmos também aquilo que deve ser evitado nesse processo?

E os erros mais comuns em uma apresentação institucional?

Para finalizar, vamos destacar algumas práticas que não são bem vistas ou recebidas pelo público — de maneira que você passe bem longe delas, em suas apresentações institucionais. Especialmente, se o seu objetivo é aprender como vender mais:

  • falta de estudo sobre os objetivos, as necessidades e os desafios do seu consumidor;
  • falta de objetividade, demorando para chegar à essência de sua apresentação institucional — e, consequentemente, o ponto que mais interessa ao público;
  • alta expectativa gerada, mas com baixos resultados apresentados ao término da apresentação;
  • abordagem e tom de voz dissonantes com o perfil do seu consumidor;
  • encerrar a apresentação institucional sem uma conclusão. Ou seja: algo que estimule e impulsione a sua audiência a tomar uma ação — como fechar o negócio, entrar em contato com um de seus especialistas etc.

Uma lista interessante e que, com certeza, vai ajuda na sua meta de entender como vender mais a partir do uso de uma apresentação institucional!

Conte com o auxílio de uma agência especializada

Por fim, uma alternativa altamente eficaz, nesse sentido, é a consultoria de uma agência especializada em apresentação institucional.

Sites Institucionais: Como transformar o seu site em uma poderosa ferramenta de oportunidades.

Dessa maneira, profissionais altamente qualificados vão analisar o seu ramo de atuação, diferenciais e expertise para traduzir esse conceito em uma apresentação única, diferenciada e envolta em todas as qualidades que mencionamos neste artigo.

Consequentemente, você e sua equipe passam a focar exclusivamente na parte estratégica e oral da apresentação, que é vender o produto ou serviço de sua empresa, e encantar os seus interlocutores!

E, para obter um auxílio ainda mais profissional para atrair mais clientes até você, potencializando o número de apresentações institucionais, convidamos você a baixar o nosso material gratuito Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas!

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