Os impactos da atual pandemia ainda surtem efeitos em muitas indústrias brasileiras. No entanto, levantamentos recentes sobre o setor, já apontam uma retomada de diversas áreas, ainda que um pouco tímida: 7% a mais do que em relação a abril.

Em tempos de incertezas como atualmente, especialistas veem esse crescimento de forma otimista e acreditam que ele será gradativo até o final do ano, mas destacam o papel fundamental das empresas buscarem meios de incentivar o consumo no mercado.

E é justamente sobre isso que vamos abordar ao longo desse post. Afinal, como é possível uma indústria aumentar seu faturamento em plena pandemia? Leia até o final e confira as dicas!

Exemplos de indústrias que estão faturando na pandemia

Ao mesmo tempo em que a pandemia afeta a linha de produção de muitas indústrias, especialmente por conta das decisões de isolamento social, outras parecem ter enxergado novas oportunidades no período de crise.

E não são poucos os exemplos! Diversos setores se adaptaram ou mesmo se reinventaram para “surfar” em novas tendências ou necessidades que surgiram nos últimos meses. Esse fenômeno é chamado de “reconversão industrial” e se fez presente em diferentes áreas da indústria brasileira.

Para exemplificar melhor, uma recente entrevista realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) abordou diversos especialistas e empresários do setor produtivo e destacou alguns casos de sucesso em plena pandemia.

A Kidy, por exemplo, fábrica especializada na confecção de calçados infantis, readequou todo o seu parque fabril em Birigui (SP) para começar a distribuir máscaras de proteção. A mesma estratégia foi seguida pela DeMillus, indústria têxtil carioca que, além de máscaras, investiu na produção de jalecos de TNT e contratou mais de 200 pessoas durante a pandemia para ajudar na demanda.

Além desses casos, diversas outras indústrias que recorreram à reconversão industrial durante a crise podem ser destacadas aqui, como as montadoras Mercedes e Volkswagen que dedicaram parte de seus fábricas a produção de respiradores, assim como a Thermoval, fabricante de válvulas, que também focou no fornecimento de peças específicas para esse tipo de equipamento hospitalar.

Fabricantes de cosméticos, indústrias farmacêuticas e até de alimentos também encontraram alternativas viáveis de faturamento em plena pandemia, como a produção de álcool em gel, produtos de limpeza, suplementos alimentares, medicamentos, etc.

Ebook As melhores estratégias de Inbound Marketing - Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

É em meio a crises, altos e baixos do mercado que muitas empresas se reinventam, ou realizam pequenas inovações que fazem toda a diferença.

Após passar esta pandemia, muita coisa não voltará mais a ser como era antes, principalmente a comunicação pelos meios digitais, e os processos de vendas.

Mesmo em meio a esta crise, tivemos alguns clientes da LABRA, que, por já estarem trabalhando a anos com o Marketing Digital trazendo novos negócios ao time comercial, não sofreram impacto nas suas vendas, pelo contrário, investiram ainda mais e estão VENDENDO MAIS e batendo meta de vendas agora em meio à pandemia.

Veja abaixo um gráfico referente ao período de janeiro a junho de 2020, mostrando o crescimento em vendas de um cliente de uma indústria de equipamentos que investe em Marketing Digital:

grafico industria - Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Mudanças de consumo também direcionam o faturamento na pandemia

Nem só a reconversão industrial tem sido fator para o faturamento na pandemia. Naturalmente, alguns setores tiveram suas demandas aumentadas, muito por conta da mudança de hábitos e de consumos no mercado.

O e-commerce, por exemplo, teve um crescimento exponencial desde o início do isolamento social, chegando a superar 81% de vendas a mais do que o mesmo período do ano passado.

Bom para algumas indústrias, como a de eletroeletrônicos, brinquedos, livros e de utensílios domésticos. Para se ter uma ideia, a busca por “kit de jardinagem” cresceu mais de 180% entre os brasileiros na internet, enquanto especialistas em games comemoram o aumento de 30% na venda de jogos para crianças e adultos no país.

Isso não caracteriza apenas tendências temporárias por conta de uma crise sem precedentes, mas aponta para uma mudança de hábitos e consumos da população como um todo. E agora, cabe às indústrias e empresas se adaptarem a esse “novo normal” e buscarem alternativas que atendam às necessidades do pós-pandemia.

Marketing industrial: uma estratégia necessária no pós-pandemia

Não importa qual seja o setor de sua empresa, certamente ele não será mais o mesmo nos pós-pandemia. Como destacamos acima, tanto a reconversão industrial, como as mudanças naturais de costumes e hábitos do mercado ditarão o futuro da indústria no Brasil.

Por isso, o uso do Marketing Industrial como estratégia de reposicionamento no pós-pandemia é assunto em destaque hoje em dia e, sem dúvidas, permitirá que as empresas entendam melhor as novas necessidades dos clientes e, principalmente, consigam oferecer soluções mais focadas em suas dores.

E como investir em Marketing Industrial e garantir o faturamento na pandemia? Veja algumas dicas abaixo!

Participação online

Com a nova “explosão” do e-commerce e de busca por soluções online, simplesmente ter um site apresentável e organizado de sua indústria não é mais suficiente. Ele precisa ser estratégico, estar bem ranqueado nas pesquisas do Google, ser atraente e, principalmente, sanar as dores que a pessoa precisa. Seu site cumpre todo esse papel?

Conteúdos relevantes

O papel do Marketing Industrial não é apenas vender, mas também de informar, cativar, criar relações, tornar referência e aproximar possíveis parceiros e clientes de sua marca. Para isso, a criação de conteúdos de qualidade, realmente relevantes e com foco técnico e especialista nos assuntos é estratégia exclusiva desse modelo.

Comunicação estratégica

Por fim, outro destaque do Marketing Industrial é a comunicação direta e especializada com o público, diferentemente do marketing convencional que aborda estratégias de uma forma mais ampla e generalizada.

O pós-pandemia na indústria vai requerer, como nunca, um atendimento personalizado, técnico e que dialogue com especialistas. Para isso, o seu site precisa estar apto a atender tais exigências e a solucionar, com eficiência, todas essas dores.

Invista em marketing digital

Como já havíamos comentado antes e em outros conteúdos aqui no blog, investir em marketing digital é de suma importância, principalmente em tempos de crise, onde as indústrias necessitam estarem presentes nos canais digitais. Podemos citar mais um exemplo para você de outro cliente da LABRA que investe há anos em marketing digital. No gráfico a seguir, irá ver que essa empresa vem crescendo em vendas mesmo durante a pandemia. grafico industrias - Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Em resumo, os exemplos de indústrias que estão faturando durante a pandemia não se resumem apenas a oportunidades enxergadas em tempos de crise. Mas também a uma transformação geral das estratégias e decisões que as empresas precisarão tomar para se adaptarem às novas tendências e costumes e, indiscutivelmente, o Marketing Industrial tem papel fundamental nessa nova era de consumo.

E sua empresa já está preparada para esses novos tempos? Pensando nisso, a Labra preparou um guia completo sobre o uso do Marketing Industrial como forma de vender e faturar mais nesses dias. Baixe o e-book gratuitamente e aplique as dicas!

e book display - Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Pin It on Pinterest

Share This