Já está claro o quanto a internet impactou a maneira como enxergávamos, basicamente, tudo em nossa rotina! Inclusive, a maneira de se apresentar e relacionar com os clientes. Assim, mesmo depois que a criação de um site se mostrou necessária, muitos perceberam que era possível, sim, ganhar dinheiro com isso. Afinal de contas, um site institucional também vende.

E, para nos certificarmos de que você está acompanhando essa tendência sem volta no mundo dos negócios, apresentamos este check-list, que vai ajudar você a verificar se o seu site institucional vende ou não. Confira!

1. Você conhece o seu público-alvo?

Considerando que existem quase 100 milhões de usuários de internet no Brasil, é importante entender para quem você está produzindo o conteúdo do seu site.

Quando souber com quem dialoga a respeito do seu serviço ou produto, você consegue criar um conteúdo de qualidade e interessante para esse perfil de consumidor, especificamente.

Ter a segmentação do publico-alvo é essencial para que não haja gastos desnecessários e para que seu site seja focado em um lead qualificado (consumidor com interesse de compra).

2. Você otimiza as suas páginas com técnicas de SEO?

Um site institucional, por si só, tem menos objetividade do que um cartão de visitas, por exemplo. Isso porque o cartão você entrega aos clientes, enquanto, na internet, são os clientes que procuram pela sua empresa – às vezes, sequer sabem que estão procurando por você.

Por isso, é importante otimizar suas páginas virtuais com técnicas de SEO, assim, seu site deixa de ser uma simples página na internet e se transforma em uma ferramenta de divulgação. E é assim, inicialmente, que um site institucional vende: atraindo o seu público-alvo.

3. Você sabe como o seu cliente encontra o seu site?

Hoje em dia, além da otimização do conteúdo por meio de palavras-chave, é importante entender de onde vêm esses novos visitantes, como:

  • Por meio de buscas on-line;
  • Por links patrocinados;
  • Pelo seu blog ou redes sociais;

Com isso, você consegue focar melhor as suas estratégias on-line e suas propagandas, e ter uma comunicação mais intima com o seu lead em potencial, proporcionando-o uma ótima experiencia.

4. Você apresenta a sua empresa e produtos no seu site?

Para aumentar a eficácia de seu site, dar mais visibilidade e destaque à sua página virtual, é importante conferir se você apresenta ao seu cliente, alem de informações sobre a empresa, informações sobre seus produtos ou serviços.

E isso não significa transformá-lo em um e-commerce, mas apresentar informações a respeito dos produtos ou serviços, especificações técnicas são essenciais. Como bônus, pode-se utilizar de ofertas, promoções, estoque, preços atualizados em tempo real – cuidando sempre com o excesso de informações.

Mas nada disso funciona se você não fizer o principal, dentro desse contexto, que é apresentar os caminhos até os seus canais de venda e formas de comunicação para que o mesmo consiga entrar em contato com a empresa, criando assim uma relação mais intima e de confiança.

5. Você possui um site institucional responsivo?

Nos primórdios da internet, um site institucional bastava. Hoje, além de tudo isso que falamos, existe também a importância em ter um site responsivo. Ou seja: um site navegável por qualquer dispositivo além do computador, como smartphones e tablets.

Motivos para isso não faltam, inclusive, pois o consumidor já utiliza mais esses dispositivos do que os computadores tradicionais para navegar. O que significa que existe uma grande chance de eles procurarem – e encontrarem – a sua empresa por meio desses portáteis.

Assim, para se certificar de que o seu site institucional vende – ou, melhor: de que os usuários conseguem acessá-lo e ter uma boa experiência –, vale conferir se o seu negócio está trabalhado essa ideia.

Um site institucional vende mais com técnicas de marketing digital

E então, conferiu no check-list como anda a situação de suas páginas virtuais, e se o seu site institucional vende ou só se apresenta para o seu público?

Vale lembrar que, para complementar todas as dicas que vimos aqui, você pode baixar, gratuitamente, o nosso e-book 101 Dicas para um Marketing Digital de Resultados, para que você se convença, definitivamente, que a presença digital é o grande investimento que você pode fazer no seu negócio!

Pin It on Pinterest

Share This