Vale a pena investir em uma boa estratégia de marketing digital no ramo industrial? Pois se você ainda tem dúvidas, este conteúdo foi feito especialmente para você!

A seguir, nós reunimos alguns dos principais benefícios trazidos pelas ações realizadas on-line. Atração e fidelização dos clientes, melhor posicionamento para a marca no mercado e excelente retorno sobre o investimento são algumas delas.

Como resultado, o seu negócio pode ser beneficiado — direta ou indiretamente — das possibilidades estabelecidas a partir das campanhas de marketing digital.

É importante destacar, no entanto, que esses benefícios só são aproveitados pelas empresas que fazem um bom planejamento de marketing digital e contam com as ferramentas e o conhecimento necessário.

Quer saber, então, por onde começar e criar mais presença digital para a sua marca? Então, confira conosco os principais benefícios em aplicar as estratégias de marketing digital!

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Por que investir em marketing digital?

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria ComScore apontou que os brasileiros passam 650 horas por mês conectados à internet. Desse tempo, 60% é gasto nas redes sociais. Dados assim apenas reforçam a importância de se investir em marketing digital.

É na internet que o consumidor moderno busca referências sobre uma marca ou produto. Antes de comprar móveis, por exemplo, é comum que o comprador pesquise como outros consumidores e avaliam a entrega, a qualidade do material e o atendimento da empresa.

Também é on-line que eles procuram respostas para problemas – inclusive para aqueles que podem ser solucionados pela sua empresa.

Ter uma forte presença digital é essencial para atrair a atenção destes potenciais clientes e também para criar um relacionamento forte com quem já conhece a sua marca e os seus produtos.

Quais são os benefícios do marketing digital?

Quer entender, na prática, como o marketing digital ajuda a sua empresa a atrair um consumidor qualificado até as suas páginas, acompanhá-lo ao longo de sua jornada de compra e fidelizá-lo?

Pois então, a seguir vamos destacar 6 dos principais benefícios em investir nas estratégias de marketing digital. São eles:

1. Meio democrático

Os benefícios do marketing digital podem ser aproveitados por pequenas, médias e grandes empresas do ramo industrial, assim como de outros segmentos.

Ao contrário da propaganda feita em meios convencionais – como a televisão e a rádio – na internet é possível chegar a milhares de potenciais clientes gastando pouco dinheiro. Isso faz com que pequenos e médios negócios possam divulgar os seus produtos com tanta eficiência quanto os grandes.

2. Resultados mensuráveis

Uma das grandes revoluções trazidas pelo marketing digital é a possibilidade de acompanhar o resultado de cada ação realizada. Melhor ainda: é possível monitorar a reação do seu público em tempo real. Isso faz com que as campanhas sejam ainda mais eficientes.

Os resultados obtidos com o marketing digital são mensuráveis

Se uma ação não dá resultado, é sinal de que algo precisa ser modificado. Já aquilo que promove o engajamento dos consumidores ou que influencia positivamente nas vendas deve ser reforçado.

Os dados fornecidos por métricas como o número de pessoas que visitam o seu site são grandes aliados na construção de campanhas digitais efetivas, em que o orçamento é direcionado para ações que trazem resultados.

3. Diálogo aberto com os clientes

O relacionamento entre marca e cliente evoluiu muito com a popularização da internet. O consumidor moderno quer saber que as suas opiniões são ouvidas.

Também quer respostas para as suas dúvidas e reclamações. O marketing digital faz com que esta comunicação aconteça, de forma simples e rápida.

O tom da linguagem depende do perfil do público da sua empresa. Mas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, são meios eficientes de comunicação com pessoas de todas as idades e classes sociais.

Além de manter o diálogo com o consumidor aberto, a troca de mensagens garante que o relacionamento do público com a empresa seja fortalecido.

4. Segmentação do público

A personalização do atendimento é um fator essencial para a fidelização do cliente. O marketing digital também simplifica esta tarefa, porque permite a segmentação do seu público.

Assim, é possível enviar e-mails específicos para os consumidores dependendo da etapa da jornada de compra em que eles se encontram, por exemplo. As campanhas ficam muito melhor direcionadas e as ações ganham mais eficiência.

5. Posicionamento no mercado

Ações digitais bem planejadas também contribuem para que a marca seja reconhecida como uma referência no mercado – tanto frente aos clientes quanto à concorrência.

Por meio da criação de conteúdos relevantes, por exemplo, a empresa gera valor para os seus consumidores e mostra que tem profundo conhecimento sobre a área em que atua.

6. Resultados de longa duração

O marketing digital não atua, apenas, com resultados mensuráveis em curto prazo. Quando avaliamos o ROI das campanhas on-line, podemos avaliar que essas ações perduram por um longo tempo, ainda.

Afinal de contas, os conteúdos digitais permanecem em sua base de dados — sempre à disposição do interesse do seu público-alvo ao fazer uma 0814nova pesquisa on-line.

Com isso, mesmo conteúdos antigos podem despontar com novidades para atrair, continuamente, novos leads para o seu negócio.

Sem falar que esse acúmulo de conteúdos apenas reforça a sua autoridade no assunto — como destacado nos tópicos anteriores — e amplia a sua reputação on-line.

Como melhorar a sua estratégia digital?

As vantagens trazidas pelo marketing digital são muitas, desde que a marca invista em planejamento e tenha acesso aos conhecimentos que garantem que as ações sejam bem executadas.

Contratar uma agência com expertise no assunto é uma excelente maneira de trazer este conhecimento para a estratégia digital da sua marca. Uma boa agência tem experiência no uso de ferramentas que potencializam as ações realizadas, muitas destas ferramentas são gratuitas.

A agência também tem o conhecimento necessário para fazer o acompanhamento dos resultados, para melhorar o direcionamento da estratégia e para garantir uma campanha focada em performance.

Foco nos objetivos

É importante fazer um bom planejamento da campanha desde o início. O perfil do seu público-alvo deve estar bem definido, assim como os objetivos da campanha. É importante manter o foco nestes objetivos e nos resultados atingido em cada ação realizada.

Empresa ativa

Presença digital não é sinônimo de criar uma fanpage no Facebook. É preciso investir tempo para fazer com que as suas páginas oficiais gerem engajamento.

A publicação de conteúdos relevantes, que atraiam o interesse do seu público-alvo é parte deste processo. Também é importante responder mensagens e qualquer outra interação recebida.

Quer se aprofundar no assunto e entender como o marketing digital tem os diferenciais exatos para impulsionar a sua marca na internet? Então, confira também nosso artigo que explora o conceito de marketing de performance, e como ele pode gerar mais resultados para o seu empreendimento!

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