O marketing digital tem se consolidado como uma opção efetiva para prospectar e conquistar novos clientes, além de divulgar a sua marca. Mas, mais que isso: é também uma opção de grande valia para fidelizar clientes. Muitos empreendedores, no entanto, se perguntam como atingir tais objetivos.

E é justamente o grande objetivo deste post. Ao longo dos próximos tópicos nós vamos explorar a relevância atual do marketing digital, bem como as principais ações para colher bons resultados e, assim, aumentar o alcance de sua marca.

Confira, e descubra conosco como prospectar clientes com o marketing digital e fidelizá-los posteriormente!

Por que usar o marketing digital?

Com a internet, o comportamento do consumidor foi profundamente transformado. As pessoas têm acesso a informações que antes, só conseguiam na ponta da língua do vendedor bem treinado.

Portanto, o marketing digital surgiu como uma resposta a essa nova demanda: contribuir com dados precisos e que facilitem a tomada de decisão.

Por que usar o marketing digital?

Só a partir dessa premissa já podemos destacar outros motivos para você investir em marketing digital e, assim, conquistar novos clientes:

  • O uso estratégico de campanhas digitais contribui, gradualmente, para a consolidação de sua imagem como referência no seu ramo de mercado;
  • Em vez de correr atrás do consumidor, você distribui conteúdos relevantes, que vão atrair os clientes em potencial;
  • A segmentação do marketing digital é ampla. Ajuda a impactar diretamente a pessoa certa e, no momento exato em que ela estiver mais próxima da decisão de compra;
  • Todas as campanhas podem ser monitoradas em tempo real, bem como as métricas dos seus objetivos. Assim, tudo o que estiver em desacordo com o previsto pode ser modificado, o que valoriza o seu investimento ainda mais;
  • São ações acessíveis e personalizáveis, cabendo tanto no seu orçamento quanto no grau de precisão dos seus objetivos.

Quer dizer: são benefícios que permitem que sejam analisados, com o tempo, a performance de cada campanha. Algo que define aquilo que funciona, o que pode ser descartado e outros insights valiosos para planejar as próximas etapas.

Vale destacar, ainda, que o marketing digital serve para atrair novos clientes e, também, fidelizá-los. Um diferencial e tanto em uma época de elevada concorrência — e, o melhor: com ações focadas tanto no consumidor final quanto para outras empresas, como é o caso do marketing digital para indústrias.

Por isso, se os motivos para começar a investir em marketing digital acenderam a luz do seu interesse, a seguir vamos apontar os caminhos mais produtivos para você prospectar novos clientes!

Como prospectar novos clientes com o marketing digital?

Existem diversas maneiras de atração dentro do marketing digital. Uma das mais populares, é a produção de um conteúdo relevante e alinhado ao perfil de sua persona. É o marketing de conteúdo aplicado em suas páginas digitais para construir e nutrir um relacionamento com o consumidor e clientes em potencial.

Só que essa estratégia pode ser desmembrada em outras ações, como as que veremos a seguir!

Blog corporativo

Além de um site institucional, é importante contar com um blog bem estruturado. Com uma produção consistente, você consegue prospectar clientes por meio de um assunto que ele pesquisa nos mecanismos de busca — como o Google — e é redirecionado ao seu blog.

Ao clicar e ter a sua dúvida sanada, o usuário passa a consumir os conteúdos de seu blog e, consequentemente, a se relacionar com a sua marca. Em seguida, ele cadastra seu e-mail para receber os conteúdos de sua empresa e, assim, você passa a prospectar clientes com o blog.

Redes sociais

Para fidelizar clientes e aumentar o alcance digital de sua marca, as redes sociais possuem elevado poder entre as estratégias de marketing digital. Afinal, por meio dela o consumidor pode engajar com as suas postagens, tirar dúvidas e avaliar os seus serviços ou produtos.

Consequentemente, mais pessoas vão visualizar as suas páginas, conhecer o seu negócio e interagir com o seu atendimento. São ferramentas de relacionamento que podem fazer toda a diferença para divulgar sua empresa e reter os interessados em seus produtos ou serviços.

E-mail marketing

Com o e-mail marketing você consegue prospectar clientes e ter um aliado de peso em suas estratégias de marketing digital. Isso porque você pode usá-lo para:

  • Relacionar-se com o seu consumidor;
  • Nutrir os leads com conteúdos relevantes;
  • Newsletters;
  • Divulgar novidades de sua empresa.

Toda essa versatilidade permite que você use o e-mail marketing da maneira que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos.

Materiais ricos

Além dos já citados, o marketing digital também se apoia em outras ações eficazes, como:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • Checklists;
  • Planilhas;
  • E, vídeos.

Todos eles, quando alinhados ao perfil do seu público-alvo, ganham muito mais poder de conversão e a oportunidade de prospectar clientes de maneira prática, acessível e eficaz.

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Vale destacar, ainda, que o seu site também pode ter a mesma funcionalidade que as outras ações de marketing digital. Para isso, é importante otimizá-lo com técnicas de SEO, aumentando as suas chances de prospectar clientes que buscam por soluções em suas pesquisas on-line.

E, agora que já vimos o que o marketing digital pode fazer pelo desenvolvimento de sua marca, que tal conferir se o seu negócio já está alinhado às boas práticas desse tipo de estratégia? Para isso, acesse a nossa página que oferece uma avaliação gratuita do seu marketing digital! Dessa forma, você vai entender, de maneira personalizada, reais oportunidades de negócio!

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