O marketing digital invadiu, definitivamente, a rotina de empresas de todos os portes e segmentos de atuação. E muito disso se explica por dois motivos: os resultados obtidos, e a análise de ROI, que possibilita a comprovação da eficácia das estratégias adotadas.

Se você ainda não sabe, ao certo, como isso funciona e poderia contribuir ativamente para o desenvolvimento de suas campanhas digitais, acompanhe-nos ao longo desta leitura!

Nos tópicos seguintes vamos fazer uma verdadeira análise de ROI, explorando desde o seu conceito à facilidade com a qual você mesmo pode calcular o retorno dos seus investimentos em marketing. Confira!

O que é o ROI?

Comecemos pelo conceito de ROI: a sigla corresponde ao termo em inglês Return on Investment, que nada mais é do que o retorno obtido sobre determinado Investimento.

Assim, é possível analisar se as expectativas foram surpreendidas, mantidas ou frustradas.

Como a análise de ROI pode ajudar a empresa?

Simples: com o dinamismo das ações de marketing digital, a análise de ROI facilita o ajuste em tempo real de suas campanhas. Como resultado, seu investimento permanece valorizado.

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Além disso, vale destacar que o cálculo ajuda na identificação de novas tendências — a partir dos hábitos de navegação dos usuários. Mais dados, portanto, que se convertem em insights poderosos para impactar o seu público-alvo e gerar mais leads qualificados.

O que atentar-se ao longo da análise de ROI?

Por meio do funil de marketing, a sua empresa consegue acompanhar toda a jornada de compra do seu consumidor ideal.

Ou seja: a análise de ROI é um parâmetro a mais para garantir que as suas estratégias estão profundamente alinhadas às tendências e demandas criadas pelos clientes em potencial. E, isso, independentemente do seu objetivo, que pode ser:

  • aumentar a base de clientes;
  • analisar o número de downloads de um material em particular;
  • assinar a newsletter;
  • captar leads;
  • aumentar as vendas.

Entre outras possibilidades que a análise de ROI se destaca por reunir os dados necessários para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.

Para facilitar, vamos identificar como a análise de ROI pode ser o diferencial de suas ações em cada etapa da jornada dos seus usuários:

Antes das campanhas

Primeiramente, você deve definir o seu objetivo — como alguns citados acima. Por meio dessa decisão é que você vai descobrir onde a análise de ROI vai se encaixar.

Digamos, por exemplo, que a ideia central de sua campanha gire em torno da quantidade de downloads de um material. Aí está, então, o objetivo, os dados a serem avaliados e as ações que vão levar ao cumprimento do que foi proposto.

Durante as campanhas

O plano de ação é montado aqui, passando pelo planejamento, a execução, o monitoramento e a verificação dos resultados.

Para tanto, a análise de ROI se faz indispensável para que os eventuais ajustes sejam realizados, bem como as seguintes ações para alcançar a meta proposta.

Após as campanhas

Finalizado o ciclo de sua campanha, é hora de colocar a mão na massa em todos os dados obtidos. São eles que vão ajudar na orientação de uma próxima campanha.

Essa etapa é crucial porque o inbound marketing é uma ação em constante transformação. O seu público age com uma flexibilidade elevada e, portanto, para destacar a sua marca é fundamental estar à frente dos processos.

Resta, então, entender como a análise de ROI é feita na prática, não é mesmo? É só isso que separa você do monitoramento preciso de suas ações de marketing — e é o que veremos logo abaixo!

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula que pode ser aplicada facilmente para a sua análise de ROI desabrochar em informações relevantes para as suas campanhas atuais e futuras.

Para o cálculo do ROI, efetue a seguinte conta:

(lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Digamos, por exemplo, que o seu lucro foi de R$ 1,8 mil, mediante um custo de R$ 1.000. Dessa maneira, teríamos: 1.800 – 1.000 = 800 / 1.000 = 0,8.

Para obter a porcentagem é só multiplicar esse valor por 100, o que significa que a sua campanha de marketing rendeu um ROI de 80%.

Simples, não? Exercite esse cálculo, avalie de acordo com os seus objetivos e valores específicos e mantenha esse dado sempre por perto para identificar se as suas campanhas estão surtindo o efeito esperado!

Como melhorar o ROI de suas estratégias digitais?

Agora que já esboçamos boa parte do conteúdo relacionado à análise de ROI, vamos a uma questão prática para você obter os valores desejados e, assim, destacar-se em suas campanhas?

Análise de ROI - estratégias digitais

Para isso, reunimos algumas dicas pontuais, mas que são de suma importância para o aumento do ROI no marketing digital. São elas:

  • use a análise de ROI para obter um feedback dos seus usuários a respeito dos conteúdos publicados;
  • avalie continuamente a performance de suas postagens. Por meio delas, você entende melhor quais são as demandas e necessidades do seu público-alvo;
  • aumente a frequência de publicações, respeitando sempre um calendário editorial para gerar um relacionamento mais próximo e consolidado com a sua audiência;
  • diversifique a sua atuação nos diversos meios — site, blog e as redes sociais mais usadas pelo seu consumidor —, mantendo o padrão na comunicação para que a identidade de sua marca seja facilmente percebida ao longo dos conteúdos criados;
  • monitore, continuamente, todas as suas ações. Lembre-se de cruzar os dados para gerar insights, analisar gargalos produtivos e identificar novas tendências a serem exploradas;
  • identifique conteúdos que merecem um aprofundamento para a criação de materiais ricos, posts longos e uma série de conteúdos que vão ajudar a manter sua audiência elevada.

Vale lembrar que essas são apenas algumas dicas dentro de um amplo escopo que pode variar de acordo com os seus objetivos. O que, consequentemente, também impacta nas ações para uma eficiente análise de ROI.

Quer saber, então, como se aprofundar nesse assunto e concentrar resultados preciosos para a sua estratégia de marketing? Então, baixe gratuitamente o nosso material que aponta como as pequenas e médias empresas podem conquistar resultados reais e montar uma base sólida em marketing digital!

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