Contratar um profissional ou investir em uma agência de marketing digital para indústrias? Se você é do setor produtivo e entende a importância das estratégias digitais para sua empresa, certamente já se fez essa pergunta, não é mesmo?

Mas calma, pois você não é o único! Hoje, apesar do setor industrial representar mais de 30% do PIB nacional, podemos afirmar que os investimentos em marketing digital pelas industriais ainda são tímidos no Brasil e, em muitos casos, as empresas têm certas dificuldades para definir estratégias realmente eficientes nesse campo.

Para entender melhor esse cenário e se inspirar em casos de sucesso no setor, nós preparamos um post exclusivo sobre a importância de se investir em uma agência de marketing digital especializada em indústrias e as vantagens que essa estratégia pode agregar ao seu negócio. Pronto pra começar?

Por que investir em uma agência de marketing digital para indústrias?

Quando sua empresa precisa insumos para uma determinada produção, você busca fornecedores específicos para tal fornecimento, concorda? A lógica do Marketing Digital para indústrias é a mesma… ou, pelo menos, deveria ser!

Em outras palavras, para que suas estratégias façam sentido e, de fato, gerem retornos positivos para seu negócio, é fundamental que as ações sejam definidas por especialistas e não por generalistas.

Isso ajuda a explicar um pouco do atual – e confuso – cenário do Marketing Digital no Brasil. Hoje, as empresas já entendem a importância dessas estratégias, mas ainda encontram dificuldades para definirem estratégias focadas em seu setor de atuação.

Para ser ter uma ideia melhor, uma pesquisa de 2018 já apontava que mais de 50% das empresas nacionais, entre elas indústrias também, não sabiam como planejar suas campanhas de marketing digital e boa parte disso está associada a falta de especialização da agência contratada.

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Quais os diferenciais de uma agência de marketing digital para indústrias?

Sem dúvidas, especialização é o principal diferencial hoje, contratar serviços de marketing digital não é difícil. Basta saber se a agência é realmente capacitada para entender e atender as reais necessidades do seu setor.

É justamente aqui que se diferencia uma agência de marketing digital para indústrias de uma generalista que, literalmente, “atira para todos os lados”.

É preciso entender que, cada vez mais, as empresas percebem a importância de investir em marketing digital e, consequentemente, as ações devem ser mais focadas e direcionadas. Caso contrário, seu negócio será apenas mais um em um vasto oceano de conteúdos e estratégias na internet.

Além disso, Inbound Marketing não se resume em ter um site otimizado e um blog atualizado. É preciso interagir com o leitor, solucionar suas dores, falar na mesma língua, se tornar referência, tratar assuntos de forma técnica… e, talvez, essas sejam as maiores dificuldades para o Marketing Digital nas indústrias atualmente!

Mas há casos de sucesso de Marketing Industrial no Brasil também

Ainda que falte investimento mais assertivo no setor, é possível destacar inúmeros casos de sucesso de Marketing Industrial no Brasil e, com toda certeza, eles não se limitam apenas a grandes conglomerados ou a empresas internacionais.

Diversos negócios de pequeno e médio porte já têm muito a comemorar com suas estratégias nos últimos anos e, boa parte deles tem algo em comum: a contratação de uma agência de Marketing Digital especializada em indústrias.

Para exemplificar melhor essas cases de sucesso do Marketing Industrial no país, destacamos algumas empresas e seus números reais após a implementação de estratégias e ações focadas. Confira!

  • Engecass – a fabricante brasileira de equipamentos automotivos viu os acessos de suas páginas saltarem 850% após a otimização do site e da criação de conteúdos especializados em seu blog por uma agência de Marketing Digital para indústrias. O resultado: crescimento de 25% nas vendas finais;

  • JE Elevadores – especializada na fabricação e instalação de elevadores de acessibilidades, a empresa sabia de seu potencial, mas precisava de uma parceria especialista para definir suas ações. Hoje, por causa da contratação de uma agência de marketing digital para indústrias, a fabricante detém as primeiras posições no Google na busca de palavras-chave essenciais em sua área de atuação.

E como escolher uma agência de Marketing Digital para indústrias?

Hoje, a especialização em Marketing Industrial ainda é pouco difundida entre as agências no Brasil, o que consequentemente ajuda a “filtrar” os fornecedores mais capacitados para atender as necessidades de sua indústria.

No entanto, ainda que haja boas opções para escolher uma agência de Marketing Digital para indústria, recomenda-se levar em consideração alguns pontos importantes antes da contratação. São eles:

  • prefira sempre agências realmente especializadas em Marketing Industrial;

  • avalie todas as ações propostas em todas as esferas do marketing digital (inbound, e-mail marketing, conteúdo, materiais de conversão, páginas de captura, tráfego pago e orgânico, relacionamento e automações de marketing, etc.);

  • verifique o histórico e se a agência tem casos de sucesso;

  • cobre por equipes técnicas e com conhecimento do setor;

  • avalie os resultados e serviços prestados a outros clientes da agência.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância de investir em uma agência de Marketing Digital para indústrias. Como bem vimos, a questão hoje não é apenas desenvolver estratégias e ações, mas sim torná-las realmente eficientes e com resultados positivos para o negócio e, no caso do setor industrial, só agências especializadas e com conhecimento técnico podem proporcionar isso.

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