O inbound marketing — assim como o marketing digital — chegou para ficar. Algo que se pode perceber a partir de inúmeros cases no mercado sobre como uma agência de inbound marketing promoveu mais presença digital às empresas, atraindo um público qualificado e por meio de ações de relacionamento.

Isso tudo faz parte do trabalho de uma agência de inbound marketing, mas também desse conjunto de técnicas e tecnologias. A questão que pode fisgar na mente empreendedora é: por que contratar uma agência, e não internalizar esse tipo de trabalho?

Para responder a essa pergunta, neste post nós vamos destacar as diferenças entre as alternativas, e apontar o quanto a sua empresa tem a se beneficiar com um investimento em inbound marketing. Acompanhe!

A importância em investir no inbound marketing

As empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, estão de olho no inbound marketing. O cenário está cada mais competitivo e,  por isso, o investimento em inbound marketing não se faz apenas necessário: a tomada de decisão deve ser assertiva.

Isso significa que a margem para erros é menor do que era há alguns anos e que você deve se portar como um especialista desde o princípio. Afinal, é essa a imagem que você mostrar ao seu público e fazer com que, gradativamente, suas páginas cheguem ao topo do Google.

É seguro dizer, então, que o investimento de inbound marketing se configura em algo fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Abaixo, destacamos alguns dos principais benefícios nessa ação estratégica:

  • mostra-se relevante para o seu consumidor com conteúdos de impacto e relevantes;
  • monitoramento em tempo real das ações, permitindo ajustes pontuais;
  • consequente valorização do seu investimento;
  • ações de marketing que atraem o consumidor;
  • mais reconhecimento de sua marca;
  • boa capacidade em converter visitantes on-line em clientes;
  • excelente ferramenta de fidelização.

Vamos ver, então, qual é a melhor opção para o seu negócio, entre internalizar o serviço ou contratar uma agência de inbound marketing?

As opções de internalizar ou usar uma agência de inbound marketing

Ao internalizar o trabalho, a sua empresa pode se beneficiar de ter uma equipe próxima e inteiramente focada em seus objetivos. No entanto, o processo, em si, é mais dispendioso e demorado.

Imagine, por exemplo, os custos relacionados à infraestrutura, contratação de profissionais, treinamento e tecnologias para colocar em prática o seu projeto?

Agora, com uma agência de inbound marketing, os conteúdos elaborados — bem como as outras estratégias — são mais fáceis de implementar. Mas não apenas isso: existem também outros motivos que poderiam fazer você considerar uma agência de inbound marketing.

E, para mostrar a você algumas das vantagens em optar por essa opção, vamos destacá-las logo a seguir:

Time de especialistas à sua disposição

Lembra que falamos a respeito do tempo e investimento necessários para colocar em prática o seu time interno de marketing? Pois então: com uma agência de inbound marketing, o trabalho é aplicado rapidamente e por profissionais com elevado grau de conhecimento.

Sem falar que eles se adaptam rapidamente às suas exigências, necessidades e objetivos. Com isso, economiza-se em tempo e no seu orçamento para obter resultados satisfatórios.

Além disso, uma agência de inbound marketing oferece um conhecimento em 360° para implementar a sua estratégica. Por exemplo: internamente, você necessitaria de planejamento, designers, profissionais de redes sociais, redatores…

A lista é extensa e, por meio de uma agência especializada, você conta com todos esses profissionais de uma só vez.

Economia diversificada

Vale resgatar o tempo economizado, bem como a assertividade no seu investimento. Com uma agência de inbound marketing você não precisa focar nas tendências de mercado, nas tecnologias emergentes e no contínuo aperfeiçoamento dos seus profissionais.

Isso tudo é responsabilidade da empresa que você contratar. São eles quem vão buscar novidades continuamente e oferecer, para a sua empresa, soluções que a concorrência no seu ramo de atuação ainda não pensou ou explorou devidamente.

Consultoria para o planejamento de ações

Toda a experiência da agência de inbound marketing se traduz em uma consultoria contínua e em tempo real a respeito das melhores alternativas para o seu negócio.

Por exemplo: em um primeiro contato já é possível esboçar o planejamento e traçar planos de ação. Em curto e médio prazo, isso se mostra de grande importância para você sair à frente da concorrência e gerar a tão desejada vantagem competitiva.

Alta performance

Por fim, vale destacar que uma agência de inbound marketing entende de resultados como ninguém. E isso vai desde o planejamento ao ajuste de estratégias que, a princípio, não renderam o esperado.

Não pense que por terceirizar o serviço os profissionais não vão lutar por resultados. Pelo contrário: eles sabem como alcançá-los e vão trabalhar continuamente para oferecer os aspectos positivos desejados por meio do seu investimento em negócios digitais!

A escolha assertiva pela melhor agência de inbound marketing

Com base no que falamos acima, tudo parece muito bem encaminhado para a sua empresa ser potencializada pela experiência de uma agência, certo? Acontece que isso nem sempre é possível. Afinal, existem empresas que podem se vender bem, mas não oferecem resultados.

Por isso, é importante que você e a sua equipe dediquem todo o tempo necessário para compreender se as empresas pesquisadas compreendem, de fato, as suas necessidades e conseguem caminhar com você rumo ao cumprimento dos objetivos estipulados.

Para ajudar em sua decisão, abaixo nós destacamos algumas questões que devem ser respondidas antes de fechar o contrato. Entre elas:

Proximidade

Não exatamente física — embora possa ser um diferencial para a realização de reuniões periódicas —, mas de estar sempre por perto mesmo. Isso significa muito para que as empresas percebam que a agência de inbound marketing se preocupa com o planejamento, as ações e os resultados para aquela estratégia.

Relevância da agência

A empresa em questão consegue provar, com números, que os resultados prometidos para você foram atingidos em outras oportunidades. Isso importa para saber quais agências de inbound marketing estão consolidadas no mercado e quais mais prometem do que cumprem.

Repertório de serviços

Você sabe o que procura e as agências pesquisadas souberam expor com eficácia as melhores alternativas para você? Então, é hora de filtrar a busca e decidir-se pela agência que melhor entenda as suas necessidades e disponha das melhores soluções.

Lembre-se que quantidade de serviços não implica, necessariamente, qualidade. Por isso convém avaliar o tamanho da agência e de sua equipe, ajudando na tomada de decisão.

Especialização da agência

Além dos serviços oferecidos, quais são os diferenciais que poderiam fazer você optar pela agência, em detrimento de outra?

Pergunte-se isso e procure se informar se a especialização das agências tem a ver com o momento de sua empresa e o caminho que você deseja trilhar com ela em curto, médio e logo prazo. Afinal de contas, estamos falando de uma parceria duradoura.

Dica: confira também se a empresa possui uma boa reputação — em sites de reclamação ou nas redes sociais da agência. Tudo serve como evidência para a sua tomada de decisão. E, por fim, se a agência em questão conta com certificações que as gabaritem como a especialista que elas afirmam ser.

Prazo e orçamento

Nada de loucuras e de contratar todo tipo de serviço sem saber, ao certo, o que eles podem fazer por você. Identifique, entre as agências, a que melhor pode se adaptar às suas necessidades e objetivos e que, ao longo da parceria, você invista mais.

Além disso, convém avaliar os prazos de cada ação e os resultados prometidos. O marketing integrado é uma ação eficaz, mas que deve ser feito ao seu tempo. Agências que prometem muito, e em pouco tempo, podem ser armadilhas para o desenvolvimento da sua marca.

E então, o que achou deste pequeno guia sobre a importância em contratar uma agência de inbound marketing para a sua empresa?

Vale destacar que todas as dicas aqui podem servir para um planejamento mais assertivo. Mais investimento e menos apostas para aumentar a sua presença digital e atrair mais clientes até você!

Quer saber por onde começar a sua pesquisa e colocar à prova tudo aquilo que falamos aqui? Basta entrar em contato conosco, falar com um de nossos consultores e compreender a fundo o planejamento estratégico e personalizado que podemos construir para a sua empresa!

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