Quando falamos em oportunidade de negócios, hoje em dia, com base em suas ações digitais, estamos apontando o diferencial de sua marca para segmentar e qualificar continuamente os clientes em potencial atraídos até o seu negócio.

Com isso, é importante avaliar em quais etapas isso pode ser feito de maneira assertiva, para que o seu negócio acumule mais clientes e vendas, aprendendo por meio dos próprios hábitos de consumo do seu consumidor.

E é aí que a pré-venda se mostra um diferencial e tanto para a geração de uma boa oportunidade de negócios para a sua marca. Quer saber mais a respeito? Então, acompanhe-nos ao longo da leitura deste post!

Os setores de marketing e vendas juntos para criar uma oportunidade de negócios

Integração, hoje em dia, é uma palavra inflexível para o desenvolvimento de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

E sabe por quê? Os vendedores não fazem milagres por conta própria, e o esforço do marketing em atrair novos clientes só tem efeito quando a equipe de vendas recebe as principais — e as melhores — informações a respeito dos seus prospectos.

Como isso funciona

Assim que mapeado o perfil do seu público-alvo e desenhada a jornada de compra do consumidor, o marketing tem em mãos as estratégias mais eficientes para impactar e atrair leads qualificados.

O que, consequentemente, permite a segmentação desses usuários anônimos, nutrindo-os com um conteúdo relevante e de qualidade para que ele permaneça interagindo com a empresa — seja no seu site institucional, no blog ou mesmo nas redes sociais.

Como resultado disso cria-se uma oportunidade de negócios que o seu time de pré-vendas consegue alinhar com as perspectivas dos vendedores por meio da segmentação.

Por exemplo: o setor de pré-vendas entende que um grupo de clientes em potencial ainda não está pronto para a abordagem direta de um vendedor. Para tanto, mantém o usuário interessado, solucionando as suas dúvidas até que o próprio se convença de que está pronto para ouvir uma proposta de sua equipe de vendas.

O trabalho do setor de pré-vendas para criar uma oportunidade de negócios

Enquanto o marketing compila e encaminha os leads ao setor de vendas, o pessoal responsável pela pré-venda é quem garante a hora certa de encaminhar o cliente em potencial para os vendedores.

A importância disso está atrelada à qualificação dos seus consumidores, permitindo ainda mais assertividade no processo de atração de clientes. E, isso, reduzindo o CAC (sigla para Custo de Aquisição de Clientes), o que aumenta o retorno do seu investimento em ações digitais de marketing.

Vale destacar, então, que o trabalho do pré-venda, em criar uma oportunidade de negócios assertiva, consiste em:

  • conhecer profundamente as dúvidas dos seus leads;
  • identificar a etapa em que cada um se encontra na sua jornada de compra;
  • no alinhamento de soluções com a demanda de cada um;
  • nas resistências e objeções à realização do negócio.

Podemos considerar esse setor um “meio-de-campo” que faz a ligação entre o marketing e vendas, e também se aproxima mais dos objetivos e necessidades do seu consumidor.

Veja, ainda, outro benefício em ter a pré-venda para construir uma boa oportunidade de negócios: os vendedores focam menos em prospecção, atuando mais em vendas, e o marketing adquire mais uma camada de feedback para compor estratégias personalizadas.

A construção de uma oportunidade de negócios com a pré-venda

Como estamos adicionando uma etapa entre o marketing e vendas, é importante o profundo alinhamento de responsabilidades, estratégias e ações para que a “passagem de bastão” — ou seja: o momento de uma equipe passar as informações para o time posterior do fluxo — seja harmônico e funcional. Isso irá impactar no final diretamente seu público-alvo.

A construção de uma oportunidade de negócios com a pré-venda - Aproximação com o seu público-alvo

Para isso, uma série de etapas deve ser analisada para gerar o resultado esperado. E, abaixo, destacamos o funcionamento desse fluxo:

  • tenha muito bem definida a sua persona e também a jornada de compra, fazendo com que as suas equipes entendam, em detalhes, como elas funcionam;
  • identifique os diferenciais dos seus produtos e serviços, e alinhe-os à demanda criada pelo seu público-alvo;
  • mapeie o mercado, pois a oportunidade de negócios vai surgir a partir das carências e necessidades do setor, como um todo;
  • avalie, em cada etapa da jornada de compra, as dificuldades, desafios e resistências do consumidor. Assim, o marketing, a pré-venda e os vendedores vão aprender a contornar os obstáculos e torná-los uma boa oportunidade de negócios.

A etapa seguinte, agora, consiste em traduzir essas etapas em um método de trabalho funcional, dentro do fluxo de produção da sua empresa. Mas, caso precise de um auxílio especializado em gerar uma boa oportunidade de negócios, confira como a Agência Labra facilita a venda para a sua empresa!

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