Com o mundo evoluindo a todo o momento, e a transformação digital em constante modificações, ainda existem diversas empresas que não possuem um profissional de marketing interno

Quando o assunto é o setor da indústria, essa questão continua ainda muito forte, sendo um dos setores deixado de lado. 

Por mais que seja um cenário bastante comum, ele precisa ser mudado o quanto antes. As transformações acontecem com uma rapidez muito maior nos dias de hoje, e algumas empresas estão ficando estagnadas no tempo, e tendem a perderem seu espaço no mercado.

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Como algumas indústrias tratam o profissional de marketing

Atribuições errôneas, trabalhos superficiais, o profissional de marketing muitas das vezes é sujeito a enfrentar esse tipo de situação no seu trabalho. 

Ao invés de trabalhar nas estratégias de marketing digital da empresa, auxiliando desde o desenvolvimento de novos produtos para o mercado, no posicionamento da marca e, trabalhar em paralelo com o time comercial, acaba sendo colocado em trabalhos que não passavam de competências de um design gráfico.

Porém, nas indústrias, o profissional de marketing interno deve ser uma peça chave nas estratégias de novos produtos e negócios.

Inúmeras indústrias já estão no caminho certo, estruturando equipes de marketing interno, para pensar e trabalhar de forma estratégica, e não apenas executando funções operacionais que podem ser facilmente terceirizadas com agências de marketing, por exemplo.

Um grande erro que as indústrias cometem

Existem indústrias de médio e até mesmo grande porte que ainda não possuem um profissional de marketing interno, porém acabam terceirizando toda esta demanda com agências de publicidade e agências de marketing digital.

Marketing para indústrias - A importância de possuir um profissional de marketing interno na indústria

Em muitos caso, as agências não conseguem ter uma eficiência excelente no trabalho prestado por não ter um profissional de marketing interno para auxiliar e dar o devido suporte, ficando assim, a carga toda sobre a agência.

Pensando assim, muitas dessas indústrias entendem que uma agência sendo contratada substituirá o departamento de marketing.

Está realidade é muito comum e existe um grande desgaste. Pois, com essa responsabilidade, será cobrada pelos resultados, e assim subentendido que é responsável por todo o departamento de marketing pelas indústrias. 

Ao mesmo tempo, a agência fica refém de um responsável interno na empresa que possui outras funções — além de dar suporte ao marketing — em muitos casos. 

Esse colaborado, muitas das vezes, não consegue dar a atenção que uma agência necessita para o bom andamento dos trabalho, e consequentemente ocorre um desgaste e frustração de ambas as partes. 

Por que todas as indústrias deveriam ter um profissional de marketing interno?

Como já citado anteriormente, existem inúmeras indústrias que possuem não apenas um profissional de marketing interno, mas sim, uma equipe de marketing estruturada, trabalhando lado a lado com o time comercial.

E marketing offline e digital terceirizadas para cuidar de demandas específicas e produções, trabalhando alinhada com a equipe interna.

Claro que para se ter uma equipe de marketing interna, as indústrias precisam de um determinado porte.  

Indiferente se for uma equipe ou apenas um profissional, o fato comprovado é que estas empresas conseguem resultados muito mais surpreendentes do que apenas ter só uma agência terceirizada ou um profissional interno que faz tudo.

Tendo pelo menos um profissional interno de marketing e uma agência terceirizada, os resultados são sem sombra de dúvida, melhores.

Vantagens de ter um profissional de marketing interno 

Listamos aqui uma série de ganhos e vantagens possui um profissional de marketing:

  • Maior assertividade no desenvolvimento da agência;
  • Agilidade na coleta de informações;
  • Agilidade na aprovação de demandas da agência;
  • Mantém a agência 100% informada sobre as estratégias da empresa;
  • O atendimento e resposta a canais de marketing da empresa são mais ágeis;
  • O alinhamento entre a empresa e a agência é mais próximo;
  • A agência fica sempre informada dos acontecimentos na empresa;
  • E a empresa consegue acompanhar melhor o trabalho da agência.

Tendo um profissional ou equipe de marketing interno trabalhando em conjunto com a agência, além de todas as vantagens já listadas, também será possível melhores resultados nos negócios, pois o alinhamento entre o time comercial e o time de marketing acontece com maior facilidade .

Os feedbacks são mais constantes e os alinhamentos mais precisos, resultando em uma melhor eficiência como um todo.

O que mais as indústrias ganham tendo este profissional de marketing interno:

Os comportamentos de compra em geral estão mudando, e o profissional ou equipe de marketing interno, deverá trabalhar em conjunto com o time comercial — ou a agência terceirizada —  dessa forma, irão surgir melhores oportunidades de novos negócios para a empresa.

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Em todas as empresas onde existe um bom alinhamento de marketing e vendas, os resultados são superiores, pois fica com o marketing a função de trazer novas oportunidades de negócio e com o time de vendas a qualificação e a venda para estas oportunidades.

Falando um pouco sobre as vendas, outro erro comum que as indústrias cometem, é deixar a prospecção de novas oportunidades de negócio apenas com o time comercial .

Os bons vendedores, ao invés de focarem nas vendas, — que é a função — precisam investir boa parte do seu tempo prospectando.

Isso acaba tornando o processo comercial ineficiente, pois o correto na maioria dos casos seria deixar esta captação de novas oportunidades com o time de marketing na parte da captação digital e o restante com um time de pré-vendas, a prospecção ativa, deixando os vendedores focados 100% nas vendas, garantindo assim, eficiência.

Todos sabemos que se inicia uma crise, o primeiro setor a ser cortado é a comunicação, mas precisamente, o marketing da empresa.

Porém, isso acontece por não estarem utilizando o marketing da forma correta. Ao ser utilizado corretamente, o marketing dará resultados. Porém para isso é necessário uma estratégia bem elaborada e alinhada, um profissional de marketing interno capacitado, e uma agência para a execução.

Além das vendas 

Um profissional de marketing interno vai além do alinhamento com a agência, com as estratégicas feitas pensando nos resultado. Ele é aquele profissional que auxiliar também no marketing interno da indústria.

Pensando em gerar resultados, o alinhamento vem de dentro para fora. Auxiliando e motivando os colaboradores, o resultado só tende ser ainda mais eficiente. 

Alinhando os valores da empresa/indústria, uma conexão feita, gerando harmonia em todos os setores. Os profissionais de marketing interno otimizam os resultados obtidos.

Indiferente do tamanho da sua indústria e de já ter uma agência de marketing terceirizada, é muito importante possuir pelo menos um profissional de marketing interno, e em um futuro promissor, pois isso garantirá o sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre marketing industrial? Vamos te dar 10 motivos para investir em marketing para indústrias. 

Para ficar ainda mais inteirado ao assunto de marketing industrial, nós convidamos você a ler este conteúdo, que vai te dar 10 motivos para investir em marketing para indústrias

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