As mídias sociais estão em evidência e não é à toa que são sempre consideradas como ferramentas fundamentais para estratégias de marketing digital. Afinal de contas, elas concentram diversos benefícios, são facilmente moldadas para as suas estratégias e podem impactar o seu negócio de diversas formas.

E é sobre as principais delas que gostaríamos de explorar ao longo deste post. Continue conosco, e fique por dentro de 7 impactos que as mídias sociais geram para sua empresa!

A importância das mídias sociais para as empresas

Recente estudo aponta que 62% dos brasileiros já são considerados ativos nas redes sociais. Isso, por si só, já deveria motivar a sua empresa a utilizar esses canais de comunicação, divulgação e vendas.

Só que a importância das mídias sociais se estende à versatilidade de suas aplicações. Por meio delas, você consegue aproximar-se do seu público-alvo, entende melhor o perfil e a demanda desse consumidor em potencial e, ainda, coloca-se ao alcance dos usuários que pesquisa, engajam e interagem com as suas marcas favoritas na internet.

Como resultado, você adquire mais resultados positivos para o seu negócio — como veremos adiante!

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Os 7 impactos que as mídias sociais geram para sua empresa

A seguir, você vai descobrir como as mídias sociais auxiliam o crescimento da sua empresa no universo on-line!

1. Cria um reconhecimento maior e mais alcance de marca

A internet é um poço de possibilidades e tem uma série de atrativos para aumentar a exposição de sua marca. Quando uma estratégia é implementada com eficiência, bem alinhada ao perfil de sua audiência, isso se converte em uma publicidade gratuita.

Isso porque os conteúdos das mídias sociais são interativos. As pessoas discutem, curtem e compartilham suas postagens, o que cria uma vitrine virtual para o seu negócio, colocando-o mais próximo de outros clientes em potencial que sequer ouviram falar de sua empresa ainda.

Isso tudo — vale mencionar — constrói algo fundamental para o desenvolvimento de sua marca: quanto mais as pessoas se interessarem e engajarem com os conteúdos publicados, mais elas passarão a reconhecer a sua empresa como autoridade no assunto em questão.

2. Gera vantagem competitiva

Saber como usar as mídias sociais faz com que você crie vantagem competitiva contra a concorrência. Especialmente, quando sua estratégia está muito bem fundamentada às demandas do público-alvo e o funil de vendas.

Com isso, você passa a bolar conteúdos que têm tudo a ver com o seu consumidor, independentemente do estágio em que eles estiverem em suas respectivas jornadas de compra. Com as mídias sociais você se torna mais relevante para o público.

3. Atrai clientes qualificados

O investimento em mídias sociais tende a ser baixo, quando comparado com outros métodos convencionais de marketing, mas isso não é tudo. Essas ferramentas tão utilizadas no marketing industrial também ajudam a posicionar suas campanhas para impactarem diretamente quem pode demonstrar interesse em seus serviços ou produtos.

Vamos comparar com um anúncio na TV, por exemplo: milhões de pessoas vão assistir ao comercial, mas poucas dessas pessoas vão, de fato, ser impactadas pela campanha. Nas mídias sociais ocorre justamente o contrário: poucas pessoas são impactadas, mas a maior parte delas tem real interesse e potencial para se tornar um cliente de sua empresa.

4. Melhora o relacionamento com o público

As mídias sociais também são excelentes ferramentas de comunicação, servindo para dialogar e estreitar o relacionamento com o público. Por meio delas você esclarece dúvidas, recebe elogios, lida com as solicitações do consumidor e cria um atendimento personalizado.

Como resultado, isso fortalece a imagem de sua empresa na internet e faz com que o consumidor perceba valor em seguir a sua marca nas mídias sociais que você concentra suas atuações.

5. O impacto é baixo no orçamento

Falamos por cima, em tópicos anteriores, mas vale o reforço: investir em uma boa estratégia com mídias sociais custa pouco e os resultados são promissores.

Não à toa, as estratégias de marketing digital funcionam não apenas para as grandes empresas, mas para companhias de todos os segmentos e portes. Tudo se pauta pelo alinhamento de suas ações com a demanda do seu público. Por isso, uma boa dose de planejamento é recomendada antes de iniciar as suas campanhas com as mídias sociais.

6. Cada plataforma possui um diferencial

Quando usamos o Instagram, por exemplo, sabemos claramente que o apelo das postagens vai ser visual, assim como o LinkedIn se tornou um dos canais mais completos para o aprimoramento de relações profissionais e o blog da sua empresa é um ponto de encontro para a informação e o conhecimento da sua audiência.

Portanto, é fundamental a identificação de quais mídias sociais se encaixam melhor às suas necessidades e objetivos, bem como aos seus produtos e serviços. Assim, o impacto é maior no alcance e na interação com os usuários — sem falar nas ações integradas, que valorizam o que cada rede social tem de melhor.

7. Auxilia nas taxas de conversão

Por fim, é importante observar que as taxas de conversão podem ser qualificadas por meio de um conteúdo focado nas abordagens humanizadas de sua marca.

Por exemplo: um vídeo institucional postado no Facebook aproxima a sua marca do consumidor de maneira orgânica, sem falar na facilidade de engajamento, permitindo que o seu público-alvo engaje constantemente com o que você tem a dizer.

Dicas para conduzir uma estratégia de mídias sociais

Para começar um trabalho estratégico, reunimos algumas dicas rápidas para você implementar, de imediato, suas ações com mídias sociais. São elas:

  • Encontre as redes sociais que o seu público-alvo mais está concentrado;
  • Identifique os assuntos do interesse desse consumidor;
  • Componha um calendário editorial, definindo a periodicidade de postagens, bem como os conteúdos relevantes para despertar o interesse do usuário com base nos seus objetivos;
  • Foque em uma rotina bem elaborada para produzir conteúdo e, também, para responder e interagir com os usuários;
  • Caso use as mídias sociais como um canal de atendimento, busque agilidade e, principalmente, um tom de voz padronizado para que gere familiaridade e identificação com os usuários.

Agora, para reforçar tudo aquilo que vimos ao longo deste post, que tal conferir também o nosso infográfico que ajuda você a entender a vida útil de um post nas mídias sociais? É só baixá-lo, gratuitamente!

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