A tecnologia tornou-se uma aliada da indústria graças à indústria 4.0. Com esse tipo de produção industrial, os processos passaram a ser otimizados, tornando o setor ainda mais competitivo.

A indústria 4.0 se caracteriza pela autonomia cada vez maior das máquinas para detectar e compreender os processos industriais sem interferência humana na operação.

Essa tecnologia está virar tendência no mercado. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) 48% das grandes empresas brasileiras investiram na indústria 4.0 em 2018.

Para ajudar os empreendedores a investir na indústria 4.0 separamos as principais vantagens dela.

O que é indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um novo conceito tecnológico que conecta conecta diversos equipamentos industriais a sistemas inteligentes com total autonomia via rede.

Ou seja, indústrias que usam essa tecnologia conseguem agendar a manutenção de equipamentos, prever possíveis falhas na produção e encontrar soluções para resolver com total independência.

Com a indústria 4.0 os principais objetivos do setor é deixar toda linha de produção funcionando automaticamente, sem trabalho manual, nem mão de obra.

Benefícios da indústria 4.0

A chegada da indústria 4.0 proporciona muitas vantagens para as companhias.

Com o intuito de ajudar a indústria a ser mais produtiva, essas tecnologias ajudam a indústria a ter autonomia suficiente para aplicar melhorias no processo industrial.

Veja agora as principais vantagens da indústria 4.0 no mercado:

1 – Maior eficiência da produção

A indústria que investe seus recursos em máquinas de última geração é beneficiada pela maior eficiência na produção.

Em comparação com um funcionário, um sistema automatizado executa todas as tarefas com perfeição, pois são construídos com sistemas inteligentes que permitem a reprodução eficiente da operação industrial.

Além da eficiência operacional, os equipamentos disponibilizam todas as informações na produção.

2 – Gestão eficiente

A indústria 4.0 também possui sistemas destinados à área de gestão.

Com uso do Big Data (sistema que estrutura uma enorme quantidade dos dados), uma das principais da indústria 4.0, toda informação da gestão é captada, armazenada, e analisada com alta precisão, ajudando na organização e até nas vendas b2b.

Dessa forma, os gestores não vão se preocupar com a coleta de dados e informações, podendo dar mais foco na preparação e auxílio da equipe em outros processos.

Existem várias soluções voltadas para o planejamento estratégico, desde controle operacional até a logística, otimizando os processos para que sejam feitos corretamente.

3 – Maior segurança na operação

Em toda indústria, acidentes envolvendo membros da equipe podem ocorrer, mas, com a indústria 4.0 isso muda, pois a tecnologia poderá reduzir esses problemas.

Mas em um sistema totalmente automatizado o número de acidentes reduz bastante, porque sua operação é toda feita por softwares de computador.

Esses equipamentos são projetados para trabalhar em altíssimas temperaturas, com fundição de matéria prima, oferecendo mais segurança aos funcionários na linha de produção.

4 – Redução dos custos

A automação industrial também ajuda na redução de todos os custos. A diminuição não se restringe aos processos, mas também nos gastos com capital humano.

Como as máquinas ficam encarregadas pelas atividades na linha de produção, isso evita a necessidade de contratar mão de obra para executar certas tarefas.

Por outro lado, a empresa precisa de uma equipe especializada para focar em soluções que as máquinas não conseguem resolver.

Além da redução dos custos com mão de obra, outros gastos também serão reduzidos como água e energia elétrica.

Display do e-book da industria 4.0

E-book da indústria 4.0

Aplique tecnologia industrial para aumentar a produtividade

Para que uma indústria seja altamente competitiva é essencial redirecionar os seus investimentos com intuito de maximizar a produção operacional.

Por meio da automação industrial as empresas diminuem o número de erros processuais e evitam acidentes na equipe, aumentando a segurança no trabalho e a eficiência da produção.

A adoção da tecnologia também é positiva na redução dos custos da empresa, pois, com as máquinas realizando as operações comuns da fábrica, a empresa pode reduzir custos com pessoal.

Além da linha de produção, a gestão também é beneficiada pela indústria 4.0. Com o Big Data (sistema de armazenamento e captura de dados) a empresa consegue captar e analisar dados sem uso de capital humano, dando mais espaço para os gestores direcionarem o foco na equipe.

Por essas razões, implantar novas tecnologias na indústria pode ser decisivo para sua indústria ser mais eficiente e produtiva no mercado.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

Pin It on Pinterest

Share This