Com a transformação digital acontecendo a todo o vapor, ainda existem inúmeras empresas e principalmente indústrias que ainda não possuem um profissional de marketing ou mesmo uma equipe de marketing interno, e muito menos uma agência para cuidar do departamento de marketing.

Por mais que seja um cenário bastante comum, ele precisa ser mudado o quanto antes. As transformações acontecem com uma rapidez muito maior nos dias de hoje, e algumas empresas estão ficando estagnadas no tempo, e tendem a perderem seu espaço no mercado.

Como algumas indústrias tratam o profissional de marketing

Já presenciei inúmeros casos de indústrias que contratam um profissional de marketing interno para cuidar do departamento de marketing digital da empresa, mas no final, acabavam repassando atribuições errôneas a este profissional.

Ao invés deste trabalhar nas estratégias de marketing digital da empresa, ajudando desde o desenvolvimento de novos produtos para o mercado, no posicionamento da marca e, trabalhar em paralelo com o time comercial, acabavam colocando trabalhos que não passavam de competências de um design gráfico.

Elaborando catálogos e demais materiais impressos, apresentações comerciais e dando apoio em feiras, etc.

Porém, nas indústrias, o profissional de marketing interno deve ser uma peça chave nas estratégias de novos produtos e negócios.

Inúmeras indústrias já estão no caminho certo, estruturando equipes de marketing interno, para pensar e trabalhar de forma estratégica, e não apenas executando funções operacionais que podem ser facilmente terceirizadas com agências de marketing, por exemplo.

Um grande erro que as indústrias cometem

Existem indústrias de médio e até mesmo grande porte que ainda não possuem um profissional de marketing interno, mas que acabam terceirizando toda esta demanda com agências de publicidade e agências de marketing digital.

Em muitos caso, as agências não conseguem ter uma eficiência excelente no trabalho prestado por não terem um profissional de marketing interno para auxiliar e dar o devido suporte para a agência, ficando assim, a carga toda sobre a agência.

Na mente destas indústrias, apenas contratando uma agência o departamento de marketing está perfeito.

Sabemos que esta realidade é bem comum e os desgastes são grandes, pois a agência é cobrada pelo resultado por estar responsável por todo o departamento de marketing da indústria.

Mas, ao mesmo tempo, a agência fica refém de um responsável interno na empresa que possui outras funções — além de dar suporte ao marketing — em muitos casos, não consegue dar toda a atenção que a agência necessita  para o bom andamento dos trabalhos. Ocasionando assim, um desgaste e uma frustração de ambas as partes.

Por que todas as indústrias deveriam ter um profissional de marketing interno?

Como já citado anteriormente, existem inúmeras indústrias que possuem não apenas um profissional de marketing interno, mas sim, uma equipe de marketing estruturada, trabalhando lado a lado com o time comercial.

E marketing off-line e digital terceirizadas para cuidar de demandas específicas e produções, trabalhando alinhada em conjunto com a equipe interna.

Claro que para se ter uma equipe de marketing interna, as indústrias precisam de um determinado porte,  indiferente se for uma equipe ou apenas um profissional, o fato comprovado é que estas empresas conseguem resultados muito mais surpreendentes do que apenas ter só uma agência terceirizada ou um profissional interno que faz tudo.

Tendo pelo menos um profissional interno de marketing e uma agência terceirizada, os resultados são sem sombra de dúvida, melhores.

Listamos aqui uma série de ganhos e vantagens possui um profissional de marketing:

  • Maior assertividade no desenvolvimento da agência;
  • Agilidade na coleta de informações;
  • Agilidade na aprovação de demandas da agência;
  • Mantém a agência 100% informada sobre as estratégias da empresa;
  • O atendimento e resposta a canais de marketing da empresa são mais ágeis;
  • O alinhamento entre a empresa e a agência é mais próximo;
  • A agência fica sempre informada dos acontecimentos na empresa;
  • E a empresa consegue acompanhar melhor o trabalho da agência.

Tendo um profissional ou equipe de marketing interno trabalhando em conjunto com a agência, além de todas as vantagens já listadas, também será possível melhores resultados nos negócios, pois o alinhamento entre o time comercial e o time de marketing acontece com maior facilidade .

Os feedbacks são mais constantes e os alinhamentos mais precisos, resultando em uma melhor eficiência como um todo.

O que mais as indústrias ganham tendo este profissional de marketing interno:

Como os comportamentos de compra em geral estão mudando muito, este profissional ou equipe de marketing interno, deverá trabalhar em conjunto com o time comercial — ou a agência terceirizada se for o caso —  dessa forma, irão surgir melhores oportunidades de novos negócios para a empresa.

Em todas as empresas onde o existe um bom alinhamento de marketing e vendas, os resultados são superiores, pois fica com o marketing a função de trazer novas oportunidades de negócio e com o time de vendas a qualificação e a venda para estas oportunidades.

Falando um pouco sobre as vendas, outro erro comum que as indústrias cometem, é deixar a prospecção de novas oportunidades de negócio apenas com o time comercial .

Os bons vendedores, ao invés de focarem nas vendas, — que são sua função — precisam investir boa parte do seu tempo prospectando.

Isso acaba tornando o processo comercial ineficiente, pois o correto na maioria dos casos seria deixar esta captação de novas oportunidades com o time de marketing, no caso da captação digital e o restante com um time de pré-vendas no caso de prospecção ativa, deixando os vendedores focados 100% nas vendas, garantindo assim, eficiência.

Quando se inicia alguma crise no setor ou mesmo interna na indústria, acaba cortando o marketing da empresa.

Mas isso acontece por não estarem utilizando o marketing da forma correta, pois utilizando o marketing aliado ao time de vendas, em um momento de crise é necessário vender mais do que nunca.

Indiferente do tamanho da sua indústria e de já ter uma agência de marketing terceirizada, é muito importante possuir pelo menos um profissional de marketing interno, e em um futuro promissor uma equipe, pois isso garantirá o sucesso do seu negócio.

Para ficar ainda mais inteirado ao assunto de marketing industrial, nós convidamos você a ler este conteúdo, que vai te dar 10 motivos para investir em marketing para indústrias

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